Pescado

12 de abril de 2016

A carne de peixe é famosa por ser nutritiva e saudável, mas poucas pessoas sabem porque isso é verdadeiro. Em primeiro lugar, a carne de peixe contém uma quantidade elevada de proteína animal, semelhante à quantidade encontrada nas carnes bovinas. Além disso, encontramos as vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E. Ainda, encontramos elementos minerais vitais para o ser humano, como o sódio, ferro, cobre e zinco, entre outros.

A carne de peixe apresenta uma grande qualidade que nem sequer existe nas carnes vermelhas: a presença de um componente que é muito benéfico à saúde, conhecido como ômega 3. O ômega 3 é um ácido que ajuda a reduzir as taxas de colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares. Auxilia, também, na regeneração de células nervosas, influindo no combate à depressão e distúrbios do sono. Por atuar no sistema nervoso, o ômega 3 diminui o risco de desenvolvimento do Mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.

Por ser altamente perecível, o peixe fresco deve ser consumido o mais rapidamente possível. Para descongelar carne de peixe, basta tira-la do congelador e coloca-la na geladeira na noite anterior ao preparo. Se for ser preparada ensopada ou cozida, pode ser levada diretamente do congelador à panela.